terça-feira, 24 de julho de 2007

tire suas duvidas

Algumas perguntas sempre surgem na cabeça de quem está reformando ou construindo.
E na de quem acaba de levar um choque no chuveiro ou perdeu o equipamento de som em razão de um mal de que o país inteiro é vítima: os raios. Saber o que acontece na sua instalação elétrica pode ajudá-lo a evitar prejuízos – de um curto-circuito capaz de destruir os seus equipamentos a uma conta de luz que mina o seu orçamento mês a mês.

Vou tirar algumas duvidas mais frequentes dos clientes.

É verdade que uma casa com tensão de 220 volts gasta menos energia?
Não. A única diferença entre 110 V e 220 V está na bitola dos cabos. Um ramal de 1 200 W de potência terá, em 220 V, aproximadamente a metade da bitola de um outro, de mesma potência, que usa 110 V.
(Se por acaso vc estiver mudando de um estado que a tensão é de 110V, e tem muitos equipamentos nesta voltagem, podemos transformar uma parte, ou toda, da instalação de seu imóvel de 220V para 110V. consulte-nos.)
Na ponta do lápis, a economia é significativa (bitola menor, custo menor). Os eventuais acidentes e choques com uma tensão de 220 V, porém, são mais perigosos que em 110 V.

Existe o risco de choque no chuveiro elétrico, mesmo com a instalação em ordem e o sistema aterrado?
Sim. Ainda que remotamente, até os chuveiros elétricos que usam resistências blindadas oferecem esse risco. Essa foi uma das razões que levou a ABNT a adotar os dispositivos de controle de fuga de corrente (DR). Quando uma descarga se precipita no chuveiro, o dispositivo se encarrega de acusar e desviar o excesso de carga do sistema, evitando o choque.
Para instalação do dispositivo DR, consulte-nos.

Nenhum comentário:


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: