domingo, 15 de julho de 2007

Verdades e Mitos



Vamos desfazer todos os mitos sobre sistemas de descarga

Mito 1:
Consumo de Água - A válvula de descarga gasta muita água.
Mentira:
A grande responsável pelo consumo de água nos Sistemas de Descarga, é a bacia, que tem como função o transporte dos dejetos.
Nos últimos anos, as preocupações relacionadas à preservação dos recursos deixaram de pertencer exclusivamente aos ambientalistas. Tornou-se parte do nosso dia-a-dia, mobilizando o governo e a sociedade. Surgiram muitas dúvidas relacionadas ao consumo de água no sistema hidráulico. Elas foram discutidas e estudadas pelos fabricantes e os órgãos governamentais.
Um dos estudos analisou o sistema de descarga, concluindo que o consumo de água depende da bacia. O governo federal incluiu dentro do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação) uma meta prevendo que, a partir do ano 2003, o volume de descarga seja de aproximadamente seis litros para as bacias sanitárias, independentemente do sistema de descarga adotado.
Bacias antigas consumiam mais de 15 LTS por utilização, criando a “cultura” de que válvulas gastam mais água.
“Durante o processo de descarga, o principal ‘vilão’ no consumo é o vaso e não a válvula de descarga, como muitos imaginam”, explica José Roberto Guidi, diretor de desenvolvimento e marketing da Deca. Tanto o sistema de válvula como o de caixa acoplada permitem o controle do consumo de água. A escolha entre os dois sistemas depende da preferência do usuário, uma vez que são equivalentes no que diz respeito a custo, conforto, qualidade e consumo de água.
A impressão de que a válvula de descarga provoca maior consumo de água não é correta. Por ter um acionamento instantâneo, a válvula proporciona melhor controle de fluxo de água, além de possibilitar a regulagem de maior ou menor volume de água em função da necessidade, sendo um sistema tão econômico quanto a caixa acoplada.
A Deca alcançou antecipadamente a meta estabelecida pelo governo federal no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da habitação ( PBQPH ) fixada para 2003.
O vaso sanitário passa a usar apenas 6 litros de água para o sifonamento (processo que leva os dejetos para o esgoto) contra os 9 e 12 litros das bacias atuais. Para fazer à regulagem de sua válvula de descarga, consulte-nos pelos tels. 3223-8693 ou 9909-8243

Nenhum comentário:


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: